.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Novo computador com tela 3D

spacetop

Jinha Lee, um estudante do MIT (Massachusetts Institute of Technology, centro universitário de educação e pesquisa, líder mundial em ciência e tecnologia), finalizou seu mais novo projeto, em colaboração com a Microsoft. Chamado de SpaceTop, o computador apresenta uma interface em três dimensões que permite ao usuário interagir com a máquina, onde a navegação funciona através de gestos. O jovem estudante apresentou seu novo projeto na TED, (Technology, Entertainment, Design, feira destinada à divulgação de novas ideias).
O aparelho pode parecer muito familiar para os amantes de filmes que já viram títulos como Minority Report e Homem de Ferro, onde os protagonistas conseguem praticamente “entrar” no computador para simular algo, criar um protótipo, ou até mesmo realizar investigações e tarefas complexas.
O SpaceTop tem uma tela transparente com duas câmeras embutidas que rastreiam os gestos das mãos e o movimento dos olhos, assim combinando a perspectiva e profundidade dos itens projetados na tela, fazendo com que o computador consiga captar e obedecer o usuário em tempo real.
A nova criação de Jinha conta com uma tecnologia de processamento gráfico que cria um ambiente em três dimensões. Isso permite que o usuário sinta-se dentro do aparelho e tenha a sensação de realmente estar pegando em páginas da internet, arquivos, documentos ou vídeos como se fossem objetos reais.
Jinha Lee disse que o projeto foi inspirado no que ele vê como uma necessidade humana de interagir com as coisas, permitindo as pessoas participar junto à máquina da mesma maneira que elas fazem com objetos sólidos, além de facilitar o uso do computador. “A diferença entre o que um designer pensa e o que o computador pode fazer é enorme. Se você puder colocar suas mãos dentro do computador e manipular o conteúdo digital, você pode expressar suas ideias de forma muito mais completa“, afirma o estudante.
De acordo com Jinha Lee, o SpaceTop é um exemplo de como o mundo físico e o digital estão com uma interligação cada vez mais intensa. Essa nova tecnologia pode significar uma grande mudança no desenvolvimento de novos projetos e na criação de ambientes para múltiplas tarefas.


Fonte da postagem: QuaseTudOnline
Link original:Quase TudOnline.com/spacetop-3d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se e envie seu comentário. Sua participação é muito importante!!