.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A esfera que levita



ZeroN, de Jinha Lee, integrante da MIT Media Lab, é um sistema  capaz de controlar de forma precisa uma bola metálica, fazendo sua levitação através de um campo magnético. O projeto é uma espécie de levitação interativa controlada pelo computador, onde o usuário pode colocar uma bola de metal no campo eletromagnético, deixando ela apenas parada no ar ou mapeando seus movimentos através de coordenadas digitais.
A nova tecnologia do ZeroN desafia completamente a gravidade e funciona através um sistema de atração e repulsão, que mantem o objeto metálico suspenso no ar. A bola de metal consegue ficar estável e contém uma enorme precisão em seus movimentos, além de resistir a impactos e forças externas.
A tecnologia ZeroN também possui um sistema de rastreamento que é capaz de coletar os movimentos físicos aplicados sobre a bola metálica, guardando-os para que possa reproduzir novamente, ou seja, o usuário pode simplesmente mover e colocar o objeto em outros lugares. Assim, depois que a bola é liberada, o programa grava as ordens recebidas e o reproduz novamente.
Como toda nova tecnologia revolucionária, ZeroN ainda se encontra em um processo de descoberta de onde empregar essa tecnologia no mundo real, mas as vantagens de um dispositivo desses podem ser vistas em muitas áreas, como para aplicações 3D. O vídeo demonstrativo abaixo mostra como um projetista pode usar a esfera como uma camera, posicionando exatamente no local que deseja do cenário virtual que está criando, com maior detalhe e facilidade de visualização.


                           



Fonte da postagem: QuaseTudOnline
Link original: http://quasetudonline.com/Zeron

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cadastre-se e envie seu comentário. Sua participação é muito importante!!